quinta-feira, 6 de dezembro de 2012


MESTRE YASUTSUNE ITOSU  OU ANKO ITOSU - 1831 HÁ 1915


Biografia

Nascido em 1831, no seio de uma família tradicional, Anko Itosu era uma criança de comportamento introspectivo e de pequena estatura; quando adulto, sua altura era de 1m55, aproximadamente. Foi educado nas letras clássicas chinesas, tornando-se calígrafo naquele tipo de escrita.

Dotado de educação de qualidade, Itosu obtém ingresso no serviço público de Okinawa. E, por recomendação do grande amigo Yasutsune Asato, passou a ocupar o cargo de secretário do último rei de Ryukyu, Sho Tai, até a deposição daquela dinástia, em 1879, pelo Japão.

O mestre começou seu treiamento de karate, que na época ainda se nomeava de Todi, ou Toudi ou To-de, sob a tutela de Nagahama Chikudun Peichin. Em continuidade, foi aluno de Kosaku Matsumora e eventualmente seus estudos de Karate conduziram-no ao dojo de Sokon Matsumura, que na época já se tinha tornado amigo de seu pai. Um aspecto do treino era a makiwara.

Empregou grandes esforços para fazer que a sua arte marcial fosse aceita no Japão, o qual era muito resistivo por dois motivos, principalmente: como Okinawa era uma ilha em sua maioria habitada por pescadores e agropecuaristas, portanto muito distante do ideal samurai, não era vista como a origem de uma arte marcial verdadeira, e porque o To-di era fortemente influenciado pelo kun - fu chines e era visto com preconceito no reino Japonês.

Após a anexação, buscou a paz e colaborou com o imperador Meiji.

Posto que tenha de certa forma fracassado no intuito de difundir o Karate por todo o Japão, suas ideias floresceram e vingaram depois com seus discípulos, diretos e indiretos. Teria sido do mestre Itosu a alteração do nome To-de (mão chinesa) para kara-te (mão vazia), a qual foi levada a termo pelo mestre Gichin Funakoshi, logrando êxito na difusão da arte, não só no Japão mas no mundo inteiro. Atribui-se o insucesso do mestre ao fato de que em sua época o karate ainda ser visto como sendo de forte influência chinesa e, porque as relações entre Japão e China sempre tinham sido muito ásperas e não era bem visto. De certo modo, Okinawa era visto como uma terra estrangeira.

Investigando o caráter de Itosu, descobre-se que ele foi uma espécie de figura paterna para os seus alunos, enquanto que, fisicamente, possuia um peito largo como um barril, tinha uma longa barba e possuia uma grande força interior. Itosu era imensamente cauteloso, reservado e mantinha em seu dojô em Kubagawa uma disciplina espartana.

Em 1901 o mestre na sua tentativa de difundir o karate por todo o Japão, passou a ensiná-lo na escola de  ensino fundamental de Shuri Jinjo e na de ensino médio Dai Ichi  em 1905  em Okinawa.
 
 
 
 
 
 


 
 
Contribuições

Pela concepção de artista marcial que Itosu possuía, ele concluiu que numa luta a pessoa não precisa mover-se muito, e desviar dos golpes mas ao contrário, deve ser capaz de absorver e assimilar os mais duros golpes. Isso divergia da visão de Anko Asato, que pensava serem as mãos e os pés equiparáveis a lâminas e que o contato com o oponente devia ser evitado a qualquer custo. Comentavam sobre essa visão  Choshin Chibana que dizia que Itosu tinha um soco muito potente e Sokon Matsumura acrescentava que sim Itoso tinha um soco poderoso, porém não era capaz de atingí-lo.

De qualquer forma, Anko Itosu, por todos os seus esforços e contibuição de modo a simplificar e sistematizar o ensino do karate é considerado como o "Pai do caratê moderno". Ele pensava que o modo como se ensinava a arte marcial até seu tempo era antiquado e não proporcionava sua completa compreensão, o que dificultaria ainda sua introdução como disciplina esportiva nos currículos escolares.

O mestre, como forma de facilitar o aprendizado das técnicas, introduiziu o conceito de kihon, uma técnica simples e isolada. Sobre o kata Channan, Itosu, porque o considerava muito complexo e difícil de ser aprendidos por crianças, principalmente, alterou alguns mocvimentos e o dividiu em sequências menores, criando a série Pinan. Procedimento similar aplicou ao kata Naihanchi, que passou a ser uma série de katas também. Em 1908 Itosu escreveu o  Todê Jukun, ou seja os 10 preceitos  do karate.

Por suas palavras ele descrevia:

Karate não significa só desenvolver sua força física, mas para aprender a defender-se. Ser útil a todas as pessoas e nunca lutar contra uma pessoa. Se possível, nunca tente atacar, posto que tomado de surpresa, como talvez por um ladrão ou uma pessoa perturbada. Jamais encare outros com punhos e pés. Enquanto treinar karate, tente abrir bem os olhos e manter os ombros relaxados, mas enrijecer o corpo como se estivesse no campo de batalha. Imagine estar a enfrentar o inimigo quando praticar socos ou defesas. Logo encontrará a própria força. Sempre concentrar a atenção em torno de si. Um homem de caráter evita brigas e ama a paz. Assim, quanto mais treina, mais o karateca pratica o quão modesto deveria ser para com os outros. Esse é o verdadeiro karateca.

Alunos

Anko Itosu faleceu em 1916 aos 85 anos, mas deixou para trás uma impressionante lista de discípulos que, a seu tempo, realizaram o seu sonho. Dentre os nomes mais famosos estão Kentsu Yabu, Gichin Funakoshi, Chomo Hanashiro, Choshin Chibana, Kenwa Mabuni, Jiro Shiroma, Chojo Oshiro, Moden Yabiku.
 
                                                                 ANKO ITOSU
 
 
 
 
 
 
                                                              
 
 
 

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