INTRODUÇÃO
Kenwa Mabuni mas o espírito do arte marcial.
foi um mestre de karate que criou o estilo Shito-ryu o qual tinha por escopo
unificar os ensinamentos da arte marcial tal e qual ele tinha aprendido de seus
mestres e manter não apenas as formas
Biografia
Kenwa Mabuni nasceu em 14 de Novembro de
1889 na cidade de Shuri, capital da ilha
de Okinawa na época e faleceu em 1952 . Era o segundo filho de uma antiga família de oficiais dos
reis de Ryukyu denominada Shikozu (descendentes de Samurai), membros de sua
família serviram a senhores de Ryukyu durante centenas de anos.
KENWA MABUNI EQUIPADO
Kenwa Mabuni teve seu primeiro contato com
o Toudi (antigo nome do Karate-do) por volta dos dez anos de idade,
através de um ajudante de seu pai que trabalhava em sua casa chamado Zeihaku
Matayoshi, com quem aprendeu o Kata
Naifanchi (Naihanchi Shodan). Porém, foi
a saúde precária de Kenwa Mabuni que levou seu pai a procurar nas artes
marciais um meio para fortalecer seu corpo.
Kenwa Mabuni foi apresentado por um dos
amigos de seu pai ao célebre mestre de Shuri-te – Anko Itosu, que contava com mais de setenta anos na época
e era um dos artistas marciais mais famosos da cidade de Shuri. Foi assim que aos 13 anos de idade Kenwa
Mabuni começou a praticar as técnicas do Shuri-te, tornando-se discípulo de Anko
Itosu, a quem se manteve fiel até a
morte do mestre, aos 85 anos.
Aos vinte anos, Kenwa Mabuni começou a
trabalhar como professor suplente na escola primária de Naha. Foi nesta escola que conheceu e tornou-se grande
amigo de Chojun Myiagi, que mais tarde viria a fundar o estilo de Karate-do Goju ryu.
KENWA NO KATA
Em 1909 incentivado por Chojun Myiagi que
era um de seus melhores amigos e apoiado por seu mestre Anko Itosu a expandir
seu conhecimento marcial, Kenwa Mabuni começou a aprender o Nha-te. Foi por
recomendação de Chojun Myiagi que Kenwa Mabuni pode aprender diretamente com Kanryo Higaona,
que vivia em Naha e era o maior expoente deste estilo.
Assim, desde 1909 até meados de 1910, quando ingressou no serviço militar servindo
na guarnição de Kumamoto e após a conclusão de seu alistamento dois anos mais
tarde, Kenwa Mabuni pode treinar simultaneamente com Anko Itosu e Kanryo Higaona
que eram os dois mais proeminentes
mestres de Karatê da ilha de Okinawa desta
época.
Em 1912, Kenwa Mabuni concluiu o serviço
militar, altura em que a conselho de Chojun
Myiagi o mesmo ingressou na escola de
polícia de OKinawa. Dois anos depois aos
25 anos, tornou-se inspetor de polícia, cargo que ocupou por aproximadamente
dez anos.
Seu ofício lhe facilitava o deslocamento
por toda a RyuKyu, dando-lhe a oportunidade de visitar diferentes partes do
arquipélago. Durante estas viagens teve a oportunidade de conhecer e treinar
muitos estilos, inclusive com mestres locais pouco conhecidos, por este motivo
teve a oportunidade de resgatar numerosos Katas e técnicas.
O ano de 1915 foi muito triste para Kenwa
Mabuni, pois faleceram primeiro Kanryo Higaoana e depois Anko Itosu com uma diferença inferior a um ano um do
outro.
Após a morte de seus mestres, Kenwa Mabuni
conheceu e passou a treinar com Seisho Aragaki, que vivia em Kumemura e ensinava um estilo similar ao Naha -te. Seisho
Aragaki também era um reconhecido mestre de Kobujutsu (arte marcial antiga).
Kenwa Mabuni tinha apenas 26 anos na época
em que perdeu seus dois mestres e julgava-se ainda muito jovem para prosseguir
seu próprio caminho. Então juntamente com Chojun Myiagi, apenas um ano mais
velho, decidiu estabelecer um grupo de pesquisa para o estudo e prática do To-de.
Em 1918, Kenwa Mabuni colocou sua casa a
disposição para as reuniões do grupo de estudo que foi nomeado Ryukyu To-de
Kenkyu-Kai (Associação para pesquisa do To-de de Okinawa). Esta associação era
formada pelos mestres mais importantes da ilha de OKinawa na época: Choshin
Chibana, Gichin Funakoshi, Chotoku Kyan, Choki Motobu entre outros.
Não levou muito tempo para Kenwa Mabuni
transformar-se em um respeitado instrutor de Shuri-te e Naha-te. Em 1918 já havia se tornado uma personalidade
importante dentro das artes marciais.
Por volta de 1924, Kenwa Mabuni conheceu Wu
Xianhui (1887-1940), um mestre chinês, comerciante de chá, que vivia em Okinawa,
cujo nome era pronunciado "Go-genki" no dialeto de local, que
ensinava "Bai-he Quan" (punhos da garça branca), proveniente da
província de Fujian na China. Os ensinamentos deste mestre tiveram grandes
influências no estilo criado por Kenwa Mabuni, que aprendeu com ele os Katas: Nipaipo,
Haffa (Hakucho) e Paipuren (Happoren), formas que são até hoje ensinados no Shito-ryu.
Em 1927, Kenwa Mabuni e Chojun Myiagi tiveram
a oportunidade de demonstrar e explicar as técnicas e a filosofia do To-de para
Jigoro Kano, fundador do Judo. Kenwa Mabuni demonstrou o estilo Shuri-te e Chojun Myiagi demonstrou o estilo Naha-te. Jigoro
Kano ficou encantado com a demonstração e comentou sobre a possibilidade da
propagação desta arte marcial por todo o Japão.
JIGORO KANO - PAI DO JUDO
Inspirado pelas palavras de Jigoro Kano,
Kenwa Mabuni decidiu mudar-se para o Japão. Então no início da Era Showa em
1929 aos quarenta anos,Mabuni mudou-se com sua família para o Japão,
estabelecendo-se em Osaka com o objetivo iniciar a propagação do To-de naquela
parte do país.
Kenwa Mabuni faleceu no dia 23 de maio de
1952, aos 62 anos de idade, vitima de ataque cardíaco. A importância de Kenwa
Mabuni era tal que sua morte foi anunciada por todo o Japão através do rádio. Em seu sepultamento no
cemitério de Hattori em Osaka, compareceram mais de três mil praticantes de Karate.
VELÓRIO DE KENWA MABUNI
CITAÇÕES DE KENWA MABUNI
O verdadeiro sentido das artes marciais consiste em
aprender a reconhecer, superar nosso
verdadeiro inimigo; estar além do impulso de lutar contra os outros;
transcender as distrações relacionadas ao ego; e harmonizar o homem com a
natureza através da prática rigorosa dos princípios morais, do estudo
filosófico e do longo processo de auto aperfeiçoamento.
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O Karate-do brinda a possibilidade a qualquer pessoa, sem
importar sua idade, sexo ou condição, de aprender um sistema de saúde e
defesa pessoal incomparável.
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Tal como a leitura de um sutra, que se exprime através da
escrita, alimenta a alma e molda o espírito, a "leitura com o
corpo" de um Kata, que não é escrito, torna-se um alimento rico para a
força física.
Mesmo que aquele
que executa um Kata se aperceba ou não, a influência que um encadeado de
movimentos de técnicas exerce sobre o corpo é infinito.
A execução séria do
Kata fortalece certas partes do corpo, retarda o envelhecimento e renova a
energia. Desta forma e sem o saber, o praticante prolonga a sua vida ao mesmo
tempo que adquire a capacidade de reagir oportunamente a situações eventuais
de perigo.
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O Karate-do é uma escola de sabre com as mãos vazias.
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A concentração da força (Kiai) é a consequência da união
entre o divino e o homem.
CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTILO SHITO RYU
LIVROS
SIMBOLOS DA SHITORYU
SENHOR KENWA MABUNI MESTRE KENWA |
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