quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

MESTRE HIRONORI OTSUKA - 1892 HÁ 1982





                MESTRE HIRONORI OTSUKA  - 1892 HÁ 1982
 
 
 
 
INTRODUÇÃO
 
Hironori Otsuka - NascEU em 01 de junho de 1892 e faleceu em 29 de janeiro de 1982. era um japonês mestre de karate , que criou o estilo Wado-ryu de karatê - DO.

Ele foi o primeiro Grande Mestre de Wado -Ryu Karate e recebeu prêmios elevados no Japão por suas contribuições para o karate

 
Início da vida
 
Hironori Ōtsuka nasceu em 1 de junho de 1892 na cidade de Shimodate em Ibaraki no Japão. Ele era um dos quatro filhos de Tokujiro Otsuka, um médico. Na idade de 5 anos ele começou a treinar na Academia de arte marcial de jujútsu sob o ensinamento de seu tio-avô, Chojiro Ebashi (um samurai ). O pai Otsuka assumiu sua educação de artes marciais em 1897. Na idade de 13, Otsuka se tornou aluno do Shinzaburo Nakayama em Shindo Yoshin-ryu jujútsu.

 
 
                                                               HIRONORI E FAMILIA
 

Em 1911, enquanto estudava administração de empresas na cidade de Waseda, em Tóquio, Otsuka treinava em escolas de Jujutsu existentes na área. Porem antes de seus estudos serem completados, seu pai morreu e ele foi incapaz de continuar a estudar, então ele começou a trabalhar como balconista no Banco Kawasaki. Embora ele desejava se tornar um instrutor em tempo integral, ele não continuou o curso em respeito a vontade de sua mãe
 

Karate Shotokan

Em 01 de junho de 1921, Otsuka recebeu o Menkyo Kaiden (certificado de mestre e licença para ensinar) o Shindo Yoshin-ryu jujutsu, e tornou-se o mestre daquela escola. Jujutsu não era para se tornar sua arte principal, no entanto em 1922, Otsuka começou a treinar Shotokan karate-do sob Gichin Funakoshi , que tinha recém chegado no Japão. Em 1927 ele também estabeleceu uma prática médica e especializada no tratamento de lesões de artes marciais de treinamento.
 
 
 
 
                            MESTRE OTSUKA E ALUNOS NOTAVEIS 
 
 
 
 
 
                             MESTRE HIRONORI FAZENDO O KATA

 
 

Em 1928, Otsuka tornou-se instrutor assistente na escola de Funakoshi. Ele também treinou com Choki Motobu e Kenwa Mabuni e estudou Kobudo nesta época. Otsuka começou a ter divergências filosóficas com Funakoshi e os dois se separaram no início de 1930. Isto pode ter influenciado em parte a sua decisão de treinar com Choki Motobu.  O karate de Funakoshi enfatizava o kata e uma série de movimentos e técnicas ligadas pelos princípios de luta.  Funakoshi não acreditava que a disputa era necessário para o treinamento realista. Motobu no entanto enfatizou a necessidade de aplicação livre e criou uma série de combate entre duas pessoas que chamou-se Yakusoku kumite.
 
 
 
                          HIRONORI OTSUKA EM APLICAÇÃO
 
 
 
 
 
                                             APLICAÇÃO WADO-RYU
 
 
 
                                   MESTRE HIRONORI EM APLICAÇÃO NO KENDO
 
 

 
 Em 01 de abril de 1934, Otsuka abriu sua escola de karatê - do no próprio Dai Nippon Karate Shinko Kai em Tóquio. Ele misturou o Karatê Shotokan com seu conhecimento de Shindo Yoshin-ryu jujutsu para formar o Wado-ryu karate, embora a arte só assumiu esse nome muitos anos depois. Com o reconhecimento de seu estilo como um estilo de karatê independente, Otsuka tornou-se um instrutor em tempo integral. Em 1940 seu estilo foi registrado no Butokukai em Kyoto onde houve uma demonstração de várias artes marciais, juntamente com Shotokan, Shito-Ryu e Goju-Ryu.
 
 
 
 
                                                      ACADEMIA DE WADO-RYU
 
 
 
 
                            GRANDE MESTRE HIRONORI E OS MASTERS DA ÉPOCA 
 
 

Vida Adulta


Em 29 de abril de 1966 o imperador Hirohito concedeu para Ōtsuka a-Kun-Go To (quinta ordem do Mérito do Tesouro Sagrado). O Imperador mais tarde também lhe concedeu o Soko medalha Kyokujitsu-Sho, por suas contribuições para o karate. Nos anos seguintes, Hironori Otsuka escreveu dois livros sobre karatê: Karate-Do, volume 1 (1967, focado em kata) e Karate-Do, volume 2 (1970, focada em kumite). Em 09 de outubro de 1972 , o Budo Kokusai ( Federação Internacional de Artes Marciais) concedeu o título de Ōtsuka Shodai Karate-do Meijin Judan (primeira geração mestre de karatê 10 º dan), sendo esta a primeira vez que um praticante de karatê tinha sido agraciado com esta honra.

                                        HIRONORI EM DEMONSTRAÇÃO DE KATA
 

 

                                          MESTRE HIRONORI É NOTICIA
 

Em 01 de abril de 1934, Otsuka abriu sua escola de karatê - do no próprio Dai Nippon Karate Shinko Kai  em Tóquio.  Ele misturou o Karatê Shotokan com seu conhecimento de Shindo Yoshin-ryu jujutsu para formar o Wado-ryu karate, embora a arte só assumiu esse nome muitos anos depois. Com o reconhecimento de seu estilo como um estilo de karatê independente, Otsuka tornou-se um instrutor em tempo integral. Em 1940 seu estilo foi registrado no Butokukai em Kyoto onde houve uma demonstração de várias artes marciais, juntamente com Shotokan, Shito-Ryu  e Goju-Ryu.
 
 
 
                                        ACADEMIA DE HIRONORI OTSUKA - WADO-RYU
 
 
 
 
Alunos notáveis
Tatsuo Suzuki , Masafumi Shiomitsu
 
 
 
DISCIPLO DE HIRONORI
 
 

OTSUKA E ALUNOS
 
 

                                                    O ALUNO E O MESTRE
                                                 
 
                  Em 29 de abril de 1966 o imperador Hirohito concedeu para
 
 
 
  MESTRE HIRONORI - MEDALHA DA QUINTA ORDEM DO MERITO DO     TESOURO  SAGRADO
 
 
 
 
CONTRIBUIÇÕES:
 
 
 
LIVRO 1
 

LIVRO 3
 

                                                                     LIVRO 4



LIVRO 5
 
 

                                               LIVRO 2                                      
 


                                        GRANDE MESTRE HIRONORI OTSUKA




         SIMBOLOS DO ESTILO KARATE-DO WADO-RYU




 
 
 
 













                                                         

sábado, 9 de fevereiro de 2013

MESTRE KENWA MABUNI - 1889 HÁ 1952






 
 
 

                 MESTRE KENWA MABUNI -  1889 HÁ 1952


                                  
INTRODUÇÃO

Kenwa Mabuni , foi um mestre de karate que criou o estilo Shito-ryu o qual tinha por escopo unificar os ensinamentos da arte marcial tal e qual ele tinha aprendido de seus mestres e manter não apenas as formas  mas o espírito do arte marcial.
 
 
 
                                        SIMBOLO DA SHITO RYU
 

Biografia
 
 

 
Kenwa Mabuni nasceu em 14 de Novembro de 1889  na cidade de Shuri, capital da ilha de Okinawa na época e faleceu em 1952 . Era o segundo filho de uma antiga família de oficiais dos reis de Ryukyu  denominada Shikozu  (descendentes de Samurai), membros de sua família serviram a senhores de Ryukyu durante centenas de anos.
 
 
 
                                       KENWA MABUNI EQUIPADO
                                              
 
 
 
Kenwa Mabuni teve seu primeiro contato com o Toudi (antigo nome do Karate-do) por volta dos dez anos de idade, através de um ajudante de seu pai que trabalhava em sua casa chamado Zeihaku Matayoshi,  com quem aprendeu o Kata Naifanchi (Naihanchi Shodan).  Porém, foi a saúde precária de Kenwa Mabuni que levou seu pai a procurar nas artes marciais um meio para fortalecer seu corpo.
Kenwa Mabuni foi apresentado por um dos amigos de seu pai ao célebre mestre de Shuri-te – Anko Itosu,  que contava com mais de setenta anos na época e era um dos artistas marciais mais famosos da cidade de Shuri.  Foi assim que aos 13 anos de idade Kenwa Mabuni começou a praticar as técnicas do Shuri-te, tornando-se discípulo de Anko Itosu,  a quem se manteve fiel até a morte do mestre, aos 85 anos.
Aos vinte anos, Kenwa Mabuni começou a trabalhar como professor suplente na escola primária de Naha.  Foi nesta escola que conheceu e tornou-se grande amigo de Chojun Myiagi, que mais tarde viria a fundar o estilo de  Karate-do Goju ryu.
 
 
 
 
KENWA NO KATA
 
Em 1909 incentivado por Chojun Myiagi que era um de seus melhores amigos e apoiado por seu mestre Anko Itosu a expandir seu conhecimento marcial, Kenwa Mabuni começou a aprender o Nha-te. Foi por recomendação de Chojun Myiagi que Kenwa Mabuni pode aprender diretamente com Kanryo Higaona, que vivia em Naha e era o maior expoente deste estilo.
 
 
 
 
                                  CHOJUN MYIAGI - AMIGO DE KENWA MABUNI
 
 
Assim, desde 1909 até meados de 1910,  quando ingressou no serviço militar servindo na guarnição de Kumamoto e após a conclusão de seu alistamento dois anos mais tarde, Kenwa Mabuni pode treinar simultaneamente com Anko Itosu e Kanryo Higaona  que eram os dois mais proeminentes mestres de Karatê da ilha de Okinawa  desta época.
Em 1912, Kenwa Mabuni concluiu o serviço militar, altura em que  a conselho de Chojun Myiagi o mesmo  ingressou na escola de polícia de OKinawa.  Dois anos depois aos 25 anos, tornou-se inspetor de polícia, cargo que ocupou por aproximadamente dez anos.
 
 
 
                               KENWA - INSPETOR DE POLICIA DE OKINAWA
                                                   
 
Seu ofício lhe facilitava o deslocamento por toda a RyuKyu, dando-lhe a oportunidade de visitar diferentes partes do arquipélago. Durante estas viagens teve a oportunidade de conhecer e treinar muitos estilos, inclusive com mestres locais pouco conhecidos, por este motivo teve a oportunidade de resgatar numerosos Katas e técnicas.
 
 
 
                            MESTRES DO KARATE NA ÉPOCA
                           
O ano de 1915 foi muito triste para Kenwa Mabuni, pois faleceram primeiro Kanryo Higaoana e depois Anko Itosu  com uma diferença inferior a um ano um do outro.
Após a morte de seus mestres, Kenwa Mabuni conheceu e passou a treinar com Seisho Aragaki,  que vivia em Kumemura  e ensinava um estilo similar ao Naha -te. Seisho Aragaki também era um reconhecido mestre de Kobujutsu  (arte marcial antiga).
Kenwa Mabuni tinha apenas 26 anos na época em que perdeu seus dois mestres e julgava-se ainda muito jovem para prosseguir seu próprio caminho. Então juntamente com Chojun Myiagi, apenas um ano mais velho, decidiu estabelecer um grupo de pesquisa para o estudo e prática do To-de.
 
 
 
 
                           MABUNI EM DEFESA DE MAE GERI
 
 
Em 1918, Kenwa Mabuni colocou sua casa a disposição para as reuniões do grupo de estudo que foi nomeado Ryukyu To-de Kenkyu-Kai (Associação para pesquisa do To-de de Okinawa). Esta associação era formada pelos mestres mais importantes da ilha de OKinawa na época: Choshin Chibana, Gichin Funakoshi, Chotoku Kyan, Choki Motobu entre outros.
 
 
 
 
 
                       ASSOCIAÇÃO PARA PESQUISA DO TO-DE DE OKINAWA
 
 
 
Não levou muito tempo para Kenwa Mabuni transformar-se em um respeitado instrutor de Shuri-te e Naha-te.  Em 1918  já havia se tornado uma personalidade importante dentro das artes marciais.
Por volta de 1924, Kenwa Mabuni conheceu Wu Xianhui (1887-1940), um mestre chinês, comerciante de chá, que vivia em Okinawa, cujo nome era pronunciado "Go-genki" no dialeto de local, que ensinava "Bai-he Quan" (punhos da garça branca), proveniente da província de Fujian na China. Os ensinamentos deste mestre tiveram grandes influências no estilo criado por Kenwa Mabuni, que aprendeu com ele os Katas: Nipaipo, Haffa (Hakucho) e Paipuren (Happoren), formas que são até hoje ensinados no Shito-ryu.
Em 1927, Kenwa Mabuni e Chojun Myiagi tiveram a oportunidade de demonstrar e explicar as técnicas e a filosofia do To-de para Jigoro Kano, fundador do Judo. Kenwa Mabuni demonstrou o estilo Shuri-te  e Chojun Myiagi demonstrou o estilo Naha-te. Jigoro Kano ficou encantado com a demonstração e comentou sobre a possibilidade da propagação desta arte marcial por todo o Japão.
 
 
 
                                               JIGORO KANO - PAI DO JUDO
 
 
Inspirado pelas palavras de Jigoro Kano, Kenwa Mabuni decidiu mudar-se para o Japão. Então no início da Era Showa em 1929 aos quarenta anos,Mabuni mudou-se com sua família para o Japão, estabelecendo-se em Osaka com o objetivo iniciar a propagação do To-de naquela parte do país.
 
 
 
 
 
                                       MABUNI E SEUS ALUNOS  
 
 
 
 
                                                             
                                ACADEMIA DE KENWA MABUNI
 
 
                                 
 
                           KENWA MABUNI É NOTICIA
                        
 
 
 
                       
                        FAMILIA DE KENWA MABUNI
 
 
Kenwa Mabuni faleceu no dia 23 de maio de 1952, aos 62 anos de idade, vitima de ataque cardíaco. A importância de Kenwa Mabuni era tal que sua morte foi anunciada por todo o Japão  através do rádio. Em seu sepultamento no cemitério de Hattori em Osaka, compareceram mais de três mil praticantes de Karate.
 
 
 
                                               VELÓRIO DE KENWA MABUNI
 
 
 
 
 
 
 
                                                   MEMORIAL PARA KENWA
 
 
 
 
 
        CITAÇÕES DE KENWA MABUNI

O verdadeiro sentido das artes marciais consiste em aprender a reconhecer,  superar nosso verdadeiro inimigo; estar além do impulso de lutar contra os outros; transcender as distrações relacionadas ao ego; e harmonizar o homem com a natureza através da prática rigorosa dos princípios morais, do estudo filosófico e do longo processo de auto aperfeiçoamento.



 

 


O Karate-do brinda a possibilidade a qualquer pessoa, sem importar sua idade, sexo ou condição, de aprender um sistema de saúde e defesa pessoal incomparável.
 



 


Tal como a leitura de um sutra, que se exprime através da escrita, alimenta a alma e molda o espírito, a "leitura com o corpo" de um Kata, que não é escrito, torna-se um alimento rico para a força física.
 Mesmo que aquele que executa um Kata se aperceba ou não, a influência que um encadeado de movimentos de técnicas exerce sobre o corpo é infinito.
 A execução séria do Kata fortalece certas partes do corpo, retarda o envelhecimento e renova a energia. Desta forma e sem o saber, o praticante prolonga a sua vida ao mesmo tempo que adquire a capacidade de reagir oportunamente a situações eventuais de perigo.

 

 


O Karate-do é uma escola de sabre com as mãos vazias.
 

 

 
A concentração da força (Kiai) é a consequência da união entre o divino e o homem.
 
 
 
CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTILO SHITO RYU
 
 
                                    LIVROS
 
 
 

 
 

 
 
 

 
 
 

 
 
                            
                                 
                  
 
                     SIMBOLOS DA SHITORYU
 
 
 
 
 
 

 
 
 

 
 


 
 
                                                


                                 
                          SENHOR KENWA MABUNI






                                           MESTRE  KENWA